Antigos Jogos Desportivos da Campanha

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Jogo das Carreiras – com capítulos particularizando os aspectos: o cavalo, o compositor ( pessoa que trata do cavalo pra a corrida), a cancha, as regras da corrida, o contrato, as apostas, as trapaças, as pencas ( quando os parelheiros eram mais de dois, a corrida chamava-se penca. Em geral eram constituídas de animais novos, de primeira corrida, macho ou fêmea ou misturados) outras corridas- Depois da corrida grande, que sempre era a primeira e cheia de expectativas, o povo dava larga ao seu entusiasmo, improvisando outras carreiras com animais de qualquer classe.
Jogo das Pedras –muito usado por meninos e adolescentes. Sessenta pedrinhas irregulares e de preferência seixos rolados dos rios. Pegava-se um punhado de pedras da carona e as atirava para o ar a pouca altura, calçando-se nas costas da mão. Em novo arremesso deve recebê-las nas palmas das mãos. O jogador contrário deve fazer a mesma coisa. O ganhador é o que conseguir mais pedras e então deverá começar em primeiro lugar. O jogo se constitui em cinco fases. O que obtiver o maior número de pedras no final é o vencedor.
Jogo do Osso- Este jogo deve ter vindo das vizinhanças republicanas platinas, conhecido no Uruguai pelo nome de “ taba”. A peça de arremesso de jogo é um osso do garrão de boi manso, porque é maior e que em anatomia chama-se astrágalo, sendo próprio dos ruminantes. A sua forma é muito complicada, muito cheia de curvas, saliências e concavidades: mas à grosso modo, lembra a de um paralelepípedo. Tendo aproximadamente as dimensões em centímetros , de 3x4x6.
Jogo do Tejo – Principalmente na tosquia das ovelhas em dias de chuva ou aos domingos assiste-se, com prazer aos trabalhadores praticarem o interessante esporte do jogo do Tejo, nome pronunciado com J aspirado, espanhol, como a gente da campanha rio-grandense também pronuncia.
Entre nós, consta o seguinte: “No terreiro quase sempre, traça-se um quadrado de meio metro de lado ou pouco menos. Uma linha em sentido transversal à linha de arremesso divide esse quadrado ao meio. Sobre essa linha transversa, risca-se ao centro dela, um quadrado menor, com dez centímetros de lado, na área da metade oposta ao jogadores. O objeto de arremesso, o Tejo, era uma antiga moeda grande e grossa de cobre. Entre os nossos jogadores era a de 40 réis do tempo do Império, moedas ainda encontradas nos museus algumas e com os bordes caracteristicamente amassados.
Jogo do Talho – Era muito comum no município de Piratini e certamente em toda a campanha e além das fronteiras . Nas horas de folga, os meninos da campanha gostavam de exercitar uma esgrima muito rudimentar, sem regra nenhuma, sendo o instinto que os guiava, tanto na agressão como na defesa. As armas eram simbólicas. A mão estendida, como para um adeus, representava a faca. Um de fronte ao outro como se fossem mesmo dois esgrimistas, de pé firme, olho vivo e braço ágil, usavam uma pequena vara de tamanho de uma faca média. Nesses casos os golpes eram mais severos e os dedos sofriam quando uma
dessas facas escorregavam sobre outra, os dedos ficavam avermelhados e até inchados, alguns para proteção dos dedos, também adaptavam uma copa, feita de um pedaço de sola de carona velha.
Os jogos da campanha usados no Rio Grande do sul de antigamente ainda estão em voga. Não só no Estado, evidentemente, mas podem ser vistos no mapa da geografia universal do folclore.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile