A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou, nesta sexta-feira, 5,9 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. Outras 600 mil doses serão entregues na segunda-feira, chegando a um total de 21 milhões de vacinas disponibilizadas em maio ao Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Com as novas remessas do imunizante, a fundação atinge o maior número de doses entregues em um mês e a marca de 47,6 milhões de vacinas ofertadas, contando também com 4 milhões de imunizantes importados prontos do Instituto Serum, da Índia.
A Fiocruz, que retomou a produção na terça-feira após cinco dias de interrupção por falta de insumos, informou ter outras 6,5 milhões de doses em diferentes estágios de controle de qualidade. Também segue com o processamento final de mais cerca de 12 milhões de doses, referentes ao carregamento de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebido no dia 22 de maio. Com isso, garante mais 18,5 milhões de doses, que sustentarão entregas semanais de 27 de junho a 3 de julho.
A fundação aguarda a confirmação da possibilidade de acelerar o recebimento de novas remessas de IFA. Com a capacidade de produção que a instituição já atingiu, caso a próxima remessa chegue ainda no início de junho, vai ser possível aumentar as entregas do mês.