O Grupo Carrefour Brasil concluiu o nono e último acordo de indenização com os familiares de João Alberto Freitas, morto na saída do hipermercado Carrefour, em 19 de novembro de 2020, na zona Norte de Porto Alegre. Após o depósito de consignação extrajudicial à viúva Milena Alves, realizado na última semana de abril, o conglomerado deu por concluído o acordo de indenização.
“Desde o primeiro momento, nossa principal prioridade foi dar o suporte necessário para os familiares, na parte psicológica e financeira. Conseguimos avançar rapidamente nos acordos com todos os familiares e hoje concluímos o último acordo com a senhora Milena”, afirmou João Senise, vice-presidente de RH do Carrefour Brasil.
Até abril, oito membros da família já haviam formalizado e recebido os valores dos acordos com a empresa, incluindo os quatro filhos, a enteada, a neta, a irmã e o pai de João Alberto. O Carrefour também disponibilizou assistência financeira e psicológica para a família da vítima, incluindo uma assistente social e os gastos com supermercados, aluguéis, transportes e educação.
A empresa informou, ainda, que um fundo de R$ 40 milhões, criado em 2020, possibilita a contribuição do grupo na capacitação de pessoas negras, na educação, na formação de lideranças, e em startups, com a possibilidade de utilizar a plataforma do grupo. Entre outras mudanças, o Carrefour também incluiu uma cláusula antirracista nos contratos com fornecedores, como parte da Política de Tolerância Zero.