RS vai ter manhã fria e tarde ensolarada nesta quinta

Madrugada gélida vem acompanhada de eclipse da super Lua

Foto: Ricardo Giusti/CP

Depois de um início de semana gelado, os gaúchos devem ter mais um dia de céu aberto e temperatura agradável durante a tarde em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, a quinta-feira fica ensolarada e com os termômetros marcando acima de 20ºC em grande parte das regiões. É o caso de Porto Alegre, que deve ter mínima de 8ºC e máxima de 23ºC.

Contudo, pela manhã, algumas regiões devem ter mínimas abaixo de 10ºC. Em São José dos Ausentes, por exemplo, a previsão é de 0ºC nas primeiras horas do dia.

Municípios das regiões Norte, Noroeste e Oeste devem registrar ingresso de nuvens no decorrer do dia. A mudança do tempo nesses locais deve preceder a chuva, com risco de temporal. No Norte, ainda deve ocorrer geada nos pontos de maior altitude.

Eclipse da “superlua” no céu do RS

Entre a noite de hoje e a madrugada desta quinta, os gaúchos poderão contemplar no céu uma “superlua” acompanhada de um eclipse – quando o satélite a se alinha com a Terra e o Sol. O fenômeno também é conhecido como “lua de sangue”.

Segundo o professor Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), esse é um evento astronômico raríssimo. Uma superlua acompanhada de um eclipse lunar total só deve ocorrer novamente em 8 de outubro de 2033.

Confira a temperatura nesta quinta-feira em algumas cidades:

Torres – 9ºC / 23 ºC
Porto Alegre 8 ºC / 23 ºC
Caxias do Sul 4 ºC / 22 ºC
Erechim 6 ºC / 24 ºC
Uruguaiana 8 ºC / 23 ºC