A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) reuniu na tarde deste sábado os prefeitos para avaliação do andamento da primeira semana do novo sistema de monitoramento da pandemia do RS e do cenário referente aos casos positivos nos municípios.
Diante dos dois avisos emitidos pelo Estado para a região da Serra nos últimos dias e a observância de alta nos casos de pessoas infectadas, a Amesne optou por seguir os protocolos do Estado não flexibilizando as regras de combate ao coronavírus. Caso os municípios optem por medidas mais restritivas, têm autonomia para isso e podem publicar seu próprio decreto.
O presidente da Amesne, Fabiano Feltrin, orientou os prefeitos a reforçarem a conscientização quanto aos cuidados, especialmente em ambientes como praças e parques. Além disso, os gestores públicos foram aconselhados a ampliarem a fiscalização e o rigor no cumprimento às normas e protocolos de prevenção à Covid-19.
Em transmissão feita via redes sociais, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, que é vice-presidente da Amesne, destacou que é muito importante neste momento manter o que foi conquistado para evitar novamente o fechamento de atividades. A Amesne deve realizar uma nova reunião até a próxima terça-feira, para analisar os números da pandemia na região.