Racionamento de água começa na madrugada desta quinta em Bagé

Barragens atingem níveis críticos e não há previsão de grandes volumes de chuva até junho

Foto: Reprodução/Daeb

Mais uma vez a população de Bagé, na região da Campanha, enfrenta o racionamento de água em função da escassez de chuva. De acordo com o Departamento da Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a cidade vai ser dividida em dois setores, com cada um recebendo água por 12 horas, a partir da madrugada desta quinta-feira. O setor 1 é abastecido das 3h às 15h e o 2 das 15h às 3h.

A decisão ocorre para evitar que o abastecimento entre em colapso. As barragens atingem níveis críticos e não há previsão de grandes volumes de chuva ao menos até o fim de junho.

A Sanga Rasa, que é a principal fonte de abastecimento da cidade, está 5,4m abaixo do normal. Já a de Piraí se encontra 1,9m aquém do nível adequado. A barragem emergencial também caiu a 1,05m abaixo do nível máximo. Há dois meses a cidade está praticamente sem chuva.

Conforme a Estação de Tratamento de água, em abril, os índices totalizaram 33,4 milímetros e neste mês, até esta terça-feira, foram registrados 20,02. O último racionamento ocorreu entre os meses de março e junho de 2020.

Soluções

Para tentar solucionar o problema, deve ser construída a barragem de Arvorezinha, que já teve quase todas as etapas burocráticas vencidas, conforme a Prefeitura. A obra vai ter o auxílio do Exército. Na tarde desta quarta, o prefeito Divaldo Lara participou de uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal, que vai fiscalizar a obra.

Divisão

A partir desta quinta, ficarão abastecidos entre 3h e 15h os bairros Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Já o setor dois, que fica abastecimento das 15h ás 3h, é formado pelos bairros Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.