Novo Hamburgo terá drive-thru para aplicar segundas doses contra a Covid-19 nesta quarta

Município tem 15.510 pessoas aguardando a segunda dose da vacina

No último sábado, município recebeu 3.150 doses da CoronaVac | Foto: Lu Freitas / PMNH / Divulgação / CP

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo está ampliando estratégias de atendimento ao público que ainda aguarda pela segunda dose da vacina CoronaVac. Além do trabalho das unidades de saúde, que retomaram a vacinação no último sábado, com a chegada de 3.150 doses, sempre por meio de agendamentos, a secretaria está adotando novas medidas, entre elas drive-thrus para segunda dose.

O primeiro drive-thru exclusivo para segunda dose ocorre nesta quarta-feira, das 9h às 16h, na Fenac, destinado a pessoas acima de 60 anos e que receberam a primeira dose até o dia 31 de março. O público estimado deste grupo é de 2.700 pessoas. A documentação necessária são o comprovante de vacinação da primeira dose e um documento com foto. Quem perdeu o comprovante da primeira dose não será atendido na Fenac, mas deve procurar uma unidade de saúde. À medida que chegarem mais doses, novos drive-thrus serão anunciados.

Outra medida é a criação de um grupo de atendentes por telefone para esclarecer dúvidas dos hamburguenses que aguardam a segunda dose da CoronaVac, como lista de espera ou até agendamentos quando possível. Este grupo entrou em operação nesta terça-feira. A Secretaria de Saúde alerta que não são utilizados WhatsApp nem e-mails para comunicados de agendamentos ou esclarecimentos sobre a vacinação. “Infelizmente, algumas pessoas têm aproveitado para disseminar fake news. Por isso, nossa orientação é que as pessoas sempre consultem os canais oficiais da prefeitura”, completa o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

O atendimento para esclarecer dúvidas será diário, sempre das 9h às 17h. A Secretaria de Saúde está colocando à disposição da comunidade dez números de celulares. A comunidade poderá ligar para qualquer um deles: (51) 99533-6195, (51) 9983-66321, (51) 98012-7154, (51) 99589-6769, (51) 98014-4664, (51) 99842-0580, (51) 99586-8664, (51) 99814-8586, (51) 99509-3717 e (51) 99595-2606. Este grupo também poderá esclarecer outras dúvidas, como comorbidades abrangidas na primeira dose e documentação necessária, além de locais de vacinação e datas de drive-thrus na Fenac. “A falta de vacina da Coronavac é um problema comum em várias cidades gaúchas e outros Estados, pois seguimos a orientação do Ministério da Saúde de não segurar doses para a segunda imunização”, explica Naasom.

O secretário destaca que as pessoas não devem se deslocar até as unidades de saúde para a segunda dose. “Não adianta ir sem o contato da unidade”, enfatiza. Novo Hamburgo hoje tem 15.510 pessoas aguardando a segunda dose da vacina e essas 3.150 doses são poucas para atender a demanda. “Infelizmente este é um problema que não foi causado por nós e tem nos angustiado muito”, completa a prefeita. “É importante que todos se tranquilizem porque a Secretaria de Saúde tem realizado o atendimento conforme chegam as doses ao município, sempre priorizando os mais antigos”.

A Secretaria de Saúde ainda alerta para o conteúdo que circula nas redes sociais com notícias falsas de que a cidade vai vacinar homossexuais como grupo prioritário. A Prefeitura de Novo Hamburgo reforça que se trata de uma informação falsa. Trata-se de uma tentativa de tumultuar uma ação séria, por trás de redes sociais. Ao repudiar esta prática, a prefeitura reitera que todas as informações devem ser sempre conferidas nos canais oficiais, como o site da prefeitura e redes sociais. O município segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) vacinando os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.