Em cinco meses, Porto Alegre registra mais casos de dengue do que em todo ano passado

Município reportou 47 casos até maio deste ano, frente a 39 casos de dengue nos 12 meses de 2020

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram, na manhã desta terça-feira, vistoriando o Parque Farroupilha (Redenção), em ação que buscou identificar e eliminar criadouros de mosquitos Aedes Aegypti. O cerco a focos do mosquito vetor da dengue, se dá num momento em que o município já contabiliza 47 casos, sendo 40 deles autóctones, ou seja, contraídos em Porto Alegre, sem o paciente viajar. Em todo no ano passado, foram 39 casos de dengue.

A equipe, composta por 12 agentes, atuou na Redenção em atendimento a demandas geradas por solicitações feitas ao Serviço 156 da prefeitura, em relação ao aumento da infestação vetorial na região do parque. “Recebemos denúncias sobre a situação do espelho d’água, ocos de árvores, bebedouros e também no lixo”, explica o gerente da Unidade de Vigilância Ambiental da SMS, Alex Lamas. Depois de identificados os locais, a vigilância vai repassar as demandas à Secretaria do Meio Ambiente, para que elimine os pontos com acúmulo de água.

Conforme o Boletim Epidemiológico Semanal da Dengue referente à semana epidemiológica 18, com dados acumulados até 8 de maio, dos 47 casos confirmados laboratorialmente, seis foram importados, com local de infecção situado fora da cidade, e um segue em investigação. Dos 40 casos autóctones, 36 foram registrados apenas nos bairros Santo Antônio (15), Humaitá (14) e Lomba do Pinheiro (7).