Corpo do comissário Fabiano Ribeiro Menezes é sepultado em Porto Alegre

Houve salva de tiros, toque de silêncio e sirenaço na despedida do policial civil assassinado em Jaboticaba

Foto: Alina Souza / CP

Emoção e tristeza marcaram o sepultamento do corpo do comissário da Polícia Civil, Fabiano Ribeiro Menezes, 51 anos, na manhã desta terça-feira no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, na avenida Professor Oscar Pereira, no bairro Azenha, em Porto Alegre. Ele foi baleado e morto na noite do último domingo em um bar restaurante na cidade de Jaboticaba, ao tentar prender indivíduo que matou momentos antes um cliente no local.

Na cerimônia de honras fúnebres, a equipe da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil efetuou uma salva de 21 tiros, com sete sequências de três disparos simultâneos, após ter carregado o caixão no cortejo da capela até a sepultura. Houve o toque de um minuto de silêncio com clarim feito por um policial militar. Dezenas de pessoas compareceram à despedida, entre familiares, amigos e policiais civis representando todos os departamentos da instituição.

A Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, entregou a bandeira dobrada da instituição a um dos filhos do comissário, um menino de nove anos de idade. O agente deixa ainda outro filho, um jovem de 18 anos, e a esposa. “Muito triste, muito triste… É um sentimento de luto… Sofremos desde ontem…O pessoal fez ontem uma homenagem lá na região e hoje em Porto Alegre”, afirmou a delegada Nadine Anflor à reportagem do Correio do Povo.

“É triste por que a gente enxerga também a postura dele em cada um de nós…..Foi um momento de decisão a atitude dele. Qualquer um de nós poderia estar naquela situação que ele acabou se colocando, mesmo de folga”, declarou emocionada a Chefe de Polícia Civil.

No momento do sepultamento, ocorrido em torno das 10h, houve um sirenaço de viaturas, inclusive em frente as delegacias em todas as cidades. Além da própria Polícia Civil, a manifestação de despedida também foi convocada pela Ugeirm Sindicato, que representa os agentes. A Brigada Militar solidarizou-se ao participar junta da última homenagem.

INVESTIGAÇÃO

Ao Correio do Povo, o delegado Gustavo Fleury, encarregado do caso, afirmou na manhã desta terça-feira que o flagrante do responsável pelas duas mortes foi convertido em prisão preventiva. “O autor ainda está hospitalizado. Ele poderá receber alta ainda no dia de hoje e será transferido ao presídio em Frederico Westphalen”, adiantou.

“Estamos aprofundando bastante a investigação, especialmente a questão da motivação do primeiro homicídio. O que temos por enquanto é que teria ocorrido uma discussão momentos antes no bar entre vítima e autor. Vamos verificar ao longo da investigação se foi apenas isto ou se existiam outras situações e circunstâncias anteriores. Estamos trabalhando”, declarou.

O delegado Gustavo Fleury observou ainda que o depoimento oficial do suspeito ainda não foi colhido. “Tentamos verificar as condições clínicas dele ontem para ouvi-lo, mas ele disse não ter condições…então vamos aguardar o interrogatório dele para um momento posterior”, explicou. “Não foi possível extrair dele informações sobre o caso”, acrescentou.

Sobre o indiciamento, o delegado Gustavo Fleury assegurou que deve ser por duplo homicídio qualificado. “Vamos apurar ainda as qualificadoras”, ressalvou, destacando o fato de que uma das vítimas é agente de segurança pública.

CRIME

Imagens de uma câmera de monitoramento registraram o crime. Em um primeiro momento, o atirador, de 30 anos, aproxima-se de uma mesa e dispara na cabeça da primeira vítima, de 53 anos, que estava sentada com os amigos.

Em seguida, o comissário Fabiano Ribeiro Menezes, parado em um balcão, tenta conter o agressor e acaba baleado, inclusive quando já estava caído. Mesmo ferido, o policial civil conseguiu atingir o atirador, que minutos mais tarde foi preso pelos policiais militares do 39º BPM. Houve pânico e correria entre funcionários e clientes do estabelecimento comercial no momento dos tiros.

Socorrido, o comissário recebeu atendimento médico no Hospital Santa Terezinha de Jaboticaba, mas morreu devido aos graves ferimentos. Já o autor do crime foi levado, sob custódia, ao Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. Residente em Palmeiras das Missões, o atirador frequentaria clube de tiro e teria antecedentes policiais por porte ilegal de arma, abandono de material, lesão corporal culposa na direção de veículo, ameaça e vias de fato. Já a primeira vítima dele, o homem de 53 anos, possuía diversos antecedentes criminais.

CARREIRA

O comissário Fabiano Ribeiro Menezes estava com 28 anos de corporação. Ele ingressou na Polícia Civil em 1993, atuando na DP de Rodeio Bonito e depois na DP de Jaboticaba. O policial foi promovido ao cargo de comissário em 2018.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile