Governo americano amplia para 80 milhões total de vacinas a ser doado a outros países

Presidente Joe Biden anunciou a doação de mais 20 milhões de doses da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, além das 60 milhões já previstas da vacina de Oxford/AstraZeneca

Foto: Reprodução/Redes sociais de Joe Biden

O governo americano confirmou, nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa, que vai enviar mais 20 milhões de doses excedentes de vacinas contra a Covid-19 a países em dificuldade para imunizar a população. Com esse novo envio, sobe para 80 milhões o número de doses a serem enviadas ao exterior.

Os Estados Unidos já vacinaram uma parte expressiva dos habitantes, tanto que em diversas localidades, inclusive nas principais cidades do país, não é mais necessário o uso de máscaras na rua. O fator ajuda na distribuição de vacinas excedentes pelo governo de Joe Biden, que sofre pressão para ajudar outros países.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, não adiantou quais países devem ser priorizados nesse envios, mas Biden já havia sinalizado que os americanos farão de todo o possível para ajuda a Índia a enfrentar a piora local na pandemia. A porta-voz ainda salientou que o número de 80 milhões é “cinco vezes maior que a quantidade de doses doada por qualquer país do mundo”.

Em um discurso na tarde de hoje, Joe Biden acrescentou que as 20 milhões de doses serão das vacinas da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, além das 60 milhões já previstas da vacina de Oxford/AstraZeneca, assim que o imunizante receber a aprovação das autoridades sanitárias do país. O medicamento ainda não é utilizado nos Estados Unidos e parece cada vez mais improvável que ele seja necessário.

*Atualizada às 17h35min