Fila de espera por leito de UTI recua 50% nos últimos sete dias em Porto Alegre

Internações em leitos de alta complexidade por coronavírus também segue em queda; já o Estado voltou a apresentar alta no mesmo indicador

A fila de pacientes aguardando remoção para um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) teve um recuo de 50%, nos últimos sete dias, em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do dia 10 de maio até esta tarde, houve redução de 32 para 16 pessoas nessa condição.

No entanto, a situação das UTIs permanece em estado crítico, com ocupação geral de 83,5%. Ainda de acordo com a pasta, em três dos 18 hospitais monitorados não há leitos disponíveis para alta complexidade.

Contudo, o número de internações em leitos de UTI relacionadas ao coronavírus diminuiu 5,14% entre os dias 10 e esta tarde, passando de 408 para 387 pacientes.

Estado

O Rio Grande do Sul voltou a apresentar alta no número de internações em UTIs. Nesta segunda, são 9 pacientes a mais, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), na comparação com o mesmo dia na semana passada.

Além dos leitos de UTI, as internações em leitos clínicos, para casos de baixa e média complexidade, seguem em elevação. Nesta tarde, recebem tratamento 2.630 pacientes, o que representa 46 pessoas a mais do que ontem.