Desde dezembro, cinco pessoas foram indiciadas por crimes relacionados a discriminação sexual no RS

Em cinco meses de funcionamento, 26 inquéritos foram instaurados a partir de 35 ocorrências com representação na Delegacia de Combate à Intolerância (DPCI)

Foto: Raquel Barcellos / Polícia Civil / Divulgação / CP

A inauguração da primeira Delegacia de Combate aos Crimes de Intolerância do Rio Grande do Sul (DPCI) completou cinco meses de operação no último dia 10. Neste período, conforme a Polícia Civil, em sete inquéritos policiais instaurados, e concluídos, cinco pessoas já foram indiciadas por crimes relacionados a discriminação sexual.

Além disso, conforme a titular da DPCI, delegada Andrea Mattos, desde que iniciou a operação 35 ocorrências foram representadas na delegacia. Dessas, em 28 delas as vítimas informaram ter sido alvo de crime relacionado à orientação sexual. Já nas outras sete, os denunciantes afirmaram sofrer algum tipo de discriminação por identidade de gênero.

Janeiro se mantém como o mês com a maior quantidade de ocorrências abertas, até o momento. Além disso, de acordo com a Polícia Civil, 26 inquéritos policiais foram instaurados, sendo quatro relacionado a crimes de identidade de gênero e outros 22 orientação sexual.

Cartilha

Em alusão ao Dia Internacional de Combate a LGBTFobia, comemorado em 17 de maio, a Polícia Civil divulgou uma cartilha, trazendo explicações sobre o tema, além de números e canais para denúncia. O documento pode ser acessado aqui.