Após assinatura de acordo, Transcal assume linhas da Vicasa em Canoas

Governo do Estado, Ministério Público e empresa de transporte assinam termo para melhoria do serviço de ônibus

Foto: Felipe Fontoura / Divulgação SAAM

A partir desta segunda-feira (17), os usuários do transporte coletivo em Canoas irão perceber mudança nos ônibus que operam na cidade. Isso porque entrou em funcionamento um plano de melhorias do transporte que será divido em três etapas. A empresa Transcal, de Cachoeirinha, iniciou hoje a operação das linhas Estância Velha a Porto Alegre, Industrial a Porto Alegre, Guajuviras a Porto Alegre e a linha semidireta Guajuviras a Porto Alegre/Praia de Belas.

As linhas de integração estarão circulando com veículos da categoria Executivo, porém, o preço cobrado será do Convencional. Para as linhas que ligam Canoas à Capital e vice-versa, serão destacados veículos da categoria Convencional com ar-condicionado. No total, serão mais 40 ônibus, o que representa aumento de 110% no número de viagens, passando das atuais 244 para 514. A ampliação da oferta levou à contratação de mais 65 profissionais por parte da empresa.

A segunda etapa, dividida em duas fases, entra em operação no dia 24 de maio, com operação das linhas de Integrações Estância Velha, Niterói, Barreto, Guajuviras via Boqueirão, Residencial Guajuviras via Avenida Esperança e Hispânica e Santa Maria/Guajuviras. No dia 31 de maio, as linhas de Integrações Mathias Velho, Florianópolis, Harmonia/Mato Grande, Fátima e Igara/Petrobras/Ozanan.

De acordo com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato a operação será acompanhada pela equipe de fiscalização de transporte da Metroplan. Uma blitz foi realizada na manhã desta segunda-feira para conferir se a empresa estava cumprindo o acordado. “Durante os próximos 45 dias, serão avaliadas demandas e ofertas, para que no final do período possa ser feito o ajuste conforme a necessidade. Caso não cumpram o acordo, a empresa será autuada e poderá perder a concessão”, afirma.

TAC

A iniciativa teve início após termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado, na última sexta-feira, entre o governo do Estado, o Ministério Público de Canoas e a empresa Vicasa. A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam) e a Metroplan deram um prazo de 15 dias para resolver os problemas referentes à qualidade do serviço prestado e pela falta de horários nas linhas que integram os bairros do município de Canoas ao trensurb e nas linhas metropolitanas.

O TAC foi assinado por Busato, pelo promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, da 1ª Promotoria de Canoas, pelo superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, e por representantes da empresa Vicasa e Transcal. Os horários e os itinerários deverão estar disponíveis no site da Metroplan a partir desta segunda.