Em Porto Alegre, alunos do 6º ao 9º anos retomam aulas presenciais nesta segunda-feira

São esperados cerca de 14,5 mil estudantes nesta faixa de idade

Foto: Alex Rocha/PMPA

Em Porto Alegre, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino poderão retornar às aulas presenciais a partir desta segunda-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), há hoje 14.519 estudantes matriculados nesta faixa.

O grupo se junta ao de 44 mil estudantes, que fazem parte da Educação Infantil e do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental, em que o comparecimento às escolas reiniciou entre os dias 29 de abril e 10 de maio.

Segundo a Smed, desde que as atividades presencias foram retomadas, as escolas registraram mais de 35 mil presenças, nos turnos da manhã e da tarde. “Estamos bastante satisfeitos por este retorno ter acontecido sem maiores alterações, de uma forma sustentável, e com uma boa adesão por parte das famílias”, avalia a titular da pasta  Janaina Audino.

Na Capital, os alunos vêm retomando as atividades presenciais de forma escalonada, como prevê um calendário divulgado pela Smed. Na segunda-feira da próxima semana, será a vez dos alunos do Ensino Médio, Cursos Técnicos e Curso Normal.

Por conta do retorno das atividades presenciais, os profissionais de ensino do município fazem testagens periódicas para o coronavírus. De acordo com a Smed, até o momento, 2.015 profissionais de 15 escolas, dos quais 344 já coletados e 223 com resultados entregues. Nenhum resultado positivo foi detectado.

Greve da categoria

Professores municipais deflagaram greve em 7 de maio, por período indeterminado. Os trabalhadores da educação condicionam a retomada ao trabalho presencial à garantia de condições sanitárias e vacinação.

Ainda na metade desta semana, a Justiça declarou a greve da categoria ilegal. No entanto, após a realização de duas assembleias gerais, sendo a última neste sábado, os professores decidiram manter o movimento.