Saúde aplica 5.746 doses de vacinas neste sábado em Porto Alegre

Tenda do shopping Bourbon Country registrou o maior movimento

Foto: Alex Rocha / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre imunizou neste sábado 5.746 pessoas contra a Covid-19. Nas duas unidades de saúde abertas, foram 1.582 doses, sendo 235 primeiras doses e 1.347 segundas doses. No drive-thru da PUCRS, foram aplicadas 1.228 doses (191 D1 e 1.037 D2), e no drive-thru do Barra Shopping Sul, foram 769, sendo 212 primeiras doses e 557 segundas doses. Na tenda do shopping Bourbon Country, foram 545 imunizantes para primeira dose e 1.622 para segunda dose, totalizando no local 2.167 doses aplicadas.

No domingo, 16, apenas a tenda do Bourbon Country prestará atendimento, das 9h às 15h. Poderão buscar a segunda dose as pessoas com 66 anos ou mais. A primeira dose de vacina será aplicada em pessoas com comorbidades a partir de 33 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com Síndrome de Down, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas com HIV/Aids.

A tenda terá 18 estações de vacinação para agilizar o atendimento ao público. O acesso é exclusivo para pedestres (não é um drive-thru) e deve ser feito pelas entradas das ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, na Zona Norte.

Pessoas com as seguintes comorbidades podem se vacinar:

– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
– Hipertensão arterial, de acordo com os critérios estabelecidos pelo ministério da Saúde, que incluem medicamentos de uso contínuo e estágio da doença
– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Cirrose Hepática