Marcelo Dornelles é o mais votado da lista tríplice para procurador-geral de Justiça do RS

Prazo é de 15 dias para que governador escolha e anuncie futuro titular do cargo

Márcio Schlee, Marcelo Dornelles e Sérgio Harris | Foto: Tiago Coutinho/ MPRS

Ao meio-dia deste sábado, terminou a eleição eletrônica que formou a lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, para a gestão 2021/2023. O mais votado, Marcelo Dornelles, recebeu 324 votos (27,5%). Na sequência, ficaram Márcio Schlee Gomes, com 319 votos (27,1%) e Sérgio Hiane Harris, que recebeu 226 (26,2%).

O processo de escolha do procurador-geral de Justiça do RS acontece a cada dois anos e cabe ao governador Eduardo Leite a escolha final, a partir da lista tríplice.

De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), a votação, realizada por meio eletrônico entre os dias 10 e 15 de maio, totalizou 677 participantes.

A relação dos nomes da lista tríplice vai ser entregue a Leite na manhã de segunda-feira. O prazo é de 15 dias para que ele escolha e anuncie o futuro titular do cargo. A posse é prevista para 10 de junho.

Marcelo Dornelles, que já exerceu o cargo de procurador-geral, é o atual subprocurador para Assuntos Institucionais e espera voltar ao cargo também citando a experiência como um fator necessário para a função. “Especialmente em um momento como este de crise geral. O grupo que me acompanha é muito forte e capacitado”, afirmou. Dornelles pretende, ainda, se atentar à resolução de questões como remuneração e carreira do MP. .

Márcio Schlee atua na Promotoria de Pelotas e propõe uma “renovação democrática, com uma gestão mais moderna e transparente”. “Investimento em tecnologia para que haja uma modernização adequada no trabalho diário das demandas da sociedade, com a digitalização de processos. Queremos criar um núcleo de atendimento e defesa às mulheres quanto à violência doméstica”, destacou.

Sérgio Harris, que já presidiu a Associação do Ministério Público (AMP/RS), reiterou que também vê a necessidade da modernização do MP, a partir da análise de dados, para a tomada de decisões. “Com isso, há uma adequação da gestão às exigências da sociedade, o que vai abrir espaço para a valorização, movimentação da carreira e melhor prestação de serviço à sociedade gaúcha”.

Votação paralela do Simpe-RS
O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Simpe-RS) também realizou a tradicional eleição paralela para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado. Desde 2008, a iniciativa busca dar voz aos mais de 1,7 mil funcionários da instituição que, mesmo representando dois terços da força de trabalho do MP, não fazem parte da escolha do procurador-geral.

O resultado é levado ao governador juntamente à conclusão do pleito oficial. Apesar de extraoficial, o Simpe-RS leva em conta a afirmação do governador, em 2019, de que pretendia levar em consideração a opinião dos servidores pela força da representatividade.

Na votação do Simpe-RS, encerrada na sexta-feira, foram 598 participantes, que escolheram o promotor de Justiça Márcio Schlee Gomes como o primeiro colocado da lista tríplice paralela. Schlee teve 83,94% dos votos (502 votos) e é seguido na lista tríplice dos servidores por Sérgio Harris, que teve 37,79% dos votos (226 votos), e Alexandre Saltz, que ficou em terceiro lugar com 18,72% (112 votos). Marcelo Dornelles obteve 9,69% (58 votos) e não entrou na lista tríplice indicada pela categoria. A votação ainda teve 26 votos brancos e nulos, conforme o sindicato.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile