Agricultura recebe R$ 1,35 milhão do MP-RS para fiscalização de deriva

Recursos previstos nos termos assinados são oriundos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Um termo de cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) foi assinado nesta sexta-feira (14), disponibilizando R$ 1,35 milhão para a aquisição de nove veículos tracionados para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). Os recursos vêm do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), instituição presidida pelo Ministério Público, e oriundos de indenizações decorrentes de condenações, acordos judiciais promovidos pelo MP por danos causados a bens e direitos e de multas aplicadas em razão do descumprimento de ordens ou de cláusulas naqueles atos estabelecidos.

“Os veículos vão reforçar a fiscalização das derivas de agrotóxicos e auxiliar no monitoramento climático, dentro do Estado e dos municípios contemplados: São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Três de Maio, Ijuí, Santana do Livramento, Itaqui, Uruguaiana, Porto Alegre e Bagé”, destacou a secretária Silvana Covatti.

Em Bagé, o veículo dará suporte às ações do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos para o Estado do Rio Grande do Sul (Simagro-RS), que permitirá o alerta de condições propícias à ocorrência de deriva de agrotóxicos. A aquisição de 20 estações meteorológicas para o Simagro-RS, instaladas no final de 2020, também foi fruto de parceria com o MP-RS.

O termo de cooperação foi assinado pelo governador Eduardo Leite, pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, e pela secretária Silvana Covatti.

Com informação: AI Seapdr

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile