Santa Cruz do Sul suspende a vacinação de professores da educação infantil

Prefeitura imuniza nesta sexta população de 40 anos ou mais com comorbidades e demais grupos prioritários nos postos de saúde

Foto: Guilherme Almeida/CP

Em função da decisão do Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira, suspendendo a vacinação de professores em Esteio, na região Metropolitana do Estado, e de nota da Secretaria Estadual da Saúde também orientando a não vacinação dos profissionais da educação, a administração municipal de Santa Cruz do Sul suspendeu a imunização contra a Covid-19 para este público. Desta forma, nesta sexta-feira ocorre a aplicação da primeira dose apenas para a população de 40 anos ou mais com comorbidades e demais grupos prioritários nos postos de saúde da cidade e do interior.

Ontem, Santa Cruz do Sul vacinou 743 profissionais da educação infantil, entre professores, atendentes, monitores e estagiários contra o coronavírus. O município iniciou a imunização desse grupo após a publicação do decreto assinado pela prefeita Helena Hermany, ainda na quarta. A aplicação da primeira dose da Covishield (Fiocruz/AstraZeneca/Oxford) estava restrita aos profissionais das redes municipal e privada. A rede estadual não havia entrado nesta etapa, pois atende apenas alunos do ensino fundamental e médio.

A escolha prioritária pelos profissionais da educação infantil ocorreu em razão de serem esses os que estão diariamente em contato com as crianças pequenas, que não têm a obrigatoriedade do uso de máscaras e que, em tese, poderiam transmitir o vírus com mais intensidade que os demais alunos, que precisam utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI). A Secretaria da Saúde do município havia separado um total de 2 mil doses para imunização dos profissionais da Educação. A imunização ocorreu no pavilhão central do Parque da Oktoberfest.