Feira do Azeite Novo acontece neste sábado na capital

Rótulos de azeites extravirgem da safra 2021 produzidos em diferentes regiões do Estado estarão à disposição dos consumidores

Cerca de 11 marcas/rótulos de azeite de oliva extravirgem produzidas no Rio Grande do Sul estarão presentes na Feira do Azeite Novo neste sábado, dia 15, em Porto Alegre, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A Feira do Azeite, uma inciativa em conjunto entre Ibraoliva e Seapdr, é realizada desde 2019. A partir deste ano, o evento passou a ser realizado sempre no primeiro e terceiro sábado de cada mês.
Com a colheita das azeitonas encerrada, a Feira do próximo sábado vai contar apenas com azeites elaborados a partir de azeitonas colhidas na safra 2021, como destaca o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes.
“O consumidor que visitar a Feira vai encontrar só azeites de alta qualidade. Vale lembrar que o azeite, diferente do vinho, quanto mais jovem melhor a qualidade. São azeites de diferentes regiões do estado e cada um com o seu terroir, muitos premiados internacionalmente”, afirma.
Nesta edição deste sábado estarão presentes os azeites Batalha, Olivais da Fonte, Olivas do Sul, Vila do Segredo, Nina, Casa Gabriel Rodrigues, Prosperato, Verde Louros, Olivae, Costi Olivo e Costa Doce.
Desde 2020 a Feira do Azeite vem sendo realizada com todas as medidas de segurança exigidas pela pandemia da Covid-19. Por isso, a degustação dos azeites foi suspensa e é obrigatório o uso de máscara, tanto para expositores quanto para os visitantes. Além disso, também é respeitado o distanciamento entre as bancas, visando preservar a saúde de todos os participantes.
Os eventos acontecem aos sábados visando apresentar ao público as marcas de azeite produzidas no Rio Grande do Sul e proporcionar o contato direto entre produtores, indústrias e o consumidor.

Safra 2021 foi de boa produtividade

Atualmente, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeites do Brasil. Conforme dados do Ibraoliva, já são cerca de 73 produtores registrados e 77 rótulos diferentes no RS. A safra 2021 foi melhor que a de 2020. Em 2020 foram colhidas 525 toneladas de azeitonas no Estado, resultando em 48 mil litros de azeite. Para este ano é esperada uma safra de até 900 toneladas de azeitonas, quantidade que pode resultar em cerca de 90 mil litros de azeite extravirgem.

Laboratório para análise de azeites

O setor é uma das atividades agrícolas que mais cresce no estado, tanto que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) habilitou no ano passado, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), um laboratório de análises de azeites, em Pelotas (RS). Nas análises constam informações como Acidez Livre, Índice de Peróxidos e Extinção Específica no Ultravioleta (232nm, 270nm e Delta K), entre outros parâmetros importantes para a determinação e classificação dos azeites.

Marque na agenda:

O que: Feira do Azeite Novo
Quando: Sábado (15 de maio), das 8h às 12h.
Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, em Porto Alegre)

Com informação: AI Ibraoliva

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile