Delegado José Antonio Dornelles de Oliveira deixa comando da Polícia Federal no RS

Mudanças determinadas em Brasília atingem as superintendências regionais em todo o país

Foto: Alina Souza / CP Memória

A Polícia Federal anunciou alterações nas chefias das superintendências regionais no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Alagoas e Distrito Federal. A saída do delegado José Antonio Dornelles de Oliveira, de 63 anos, do comando da PF gaúcha surpreende, já que ocorre apenas sete meses depois de ele ter sido empossado, em 7 de outubro de 2020.

No lugar de Oliveira, assume o delegado Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues. A troca nas superintendências regionais ocorre após a posse, em abril, passado do novo diretor-geral da Polícia Federal, delegado Paulo Maiurino, nomeado pelo ministro da Justiça, Anderson Torres. A própria cúpula da Polícia Federal também está sendo alterada.

Natural de São Jerônimo, o delegado José Antonio Dornelles de Oliveira acumula 40 anos de trabalho na instituição. Na breve gestão dele como superintendente, a Polícia Federal do Rio Grande do Sul alcançou de modo inédito o primeiro lugar no Índice de Produtividade Operacional (IPO), medido a partir das atividades desenvolvidas nas 27 superintendências regionais da instituição. O IPO incorpora dados de atividades operacionais e investigativas no combate ao crime organizado, contra a ordem econômica e o sistema financeiro, tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro, entre outros indicadores.