Mesmo com novos lotes, RS ainda precisa de 157 mil doses de Coronavac

Também devem ser distribuídas, nesta sexta, mais 135 mil doses da AstraZeneca

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

As vacinas Coronavac que chegarão, entre o fim da noite desta quinta e o início da manhã desta sexta ao Rio Grande do Sul, ainda não resolvem o déficit de imunizantes. O lote com 127,6 mil doses que desembarca às 23h45min se destina a quem já recebeu a primeira aplicação há 28 dias ou mais. Essas doses vão ser distribuídas durante a sexta-feira às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Na noite de hoje, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou a chegada de mais um lote, de 62,4 mil unidades da Coronavac, às 6h05min desta sexta. Ainda assim, seguirão faltando 157.730 doses para completar a proteção de todos os que já começaram a se vacinar.

Não há prazo para que o impasse se resolva. Mais cedo, o Instituto Butantan confirmou que a produção da CoronaVac está suspensa por falta de insumos, produzidos na China. A indefinição do governo de Pequim em liberar a substância pode afetar o cronograma de vacinação a partir de junho, segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas. De acordo com ele, os insumos recebidos já foram processados e, nesta sexta, serão entregues mais 1,1 milhão de doses ao Ministério da Saúde. Atualmente, a China retém 10 mil litros de insumos para o Brasil, o que é suficiente para produzir 18 milhões de doses da CoronaVac.

AstraZeneca

A SES informou que também devem ser distribuídas, nesta sexta, mais 135 mil doses da AstraZeneca, destinadas à segunda aplicação das pessoas vacinadas com a remessa recebida em 24 de fevereiro. O calendário leva em conta o intervalo de três meses entre as duas aplicações desse imunizante.

Já as outras 237.250 doses da AstraZeneca que chegarão a Porto Alegre ainda hoje ficarão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), até uma distribuição posterior, e também serão utilizadas para segundas doses.