Enem 2021 só deve ser realizado em janeiro do ano que vem

Presidente do Inep, Danilo Dupas, repassou informação ao Conselho Nacional de Educação

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser aplicado só em janeiro do ano que vem. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, repassou a informação ao Conselho Nacional da Educação (CNE).

Segundo a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, Danilo Dupas disse haver problemas no orçamento para a realização da prova. Uma portaria sobre o Enem deve ser publicada nesta sexta-feira.

Além disso, uma versão apenas com uma amostra de estudantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deve ser feita em novembro. O Inep não havia confirmado detalhes sobre o exame deste ano, o que levou a críticas de educadores. A prova é importante para manter a série histórica de avaliações no país e para diagnosticar os déficits por conta do tempo de escolas fechadas na pandemia. Também é a partir do Saeb que é feito o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Uma portaria emitida na terça com as metas do Inep não incluía a aplicação do Enem, o que levantou dúvidas sobre a realização do exame em 2021.

O Inep, órgão ligado ao MEC, é o responsável pela aplicação da prova. Dupas assumiu a presidência do Inep este ano, logo após a realização da edição de 2020 do teste.

A prova relativa a 2020 já havia sido adiada, em função da pandemia, e realizada só em janeiro de 2021, com abstenção recorde.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile