Boletim reforça importância de manter parreirais sadios no inverno

Divulgado desde agosto de 2020, o Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha é uma parceria entre Embrapa Uva e Vinho e a SEAPDR

Foto Fernando Dias

Até o mês de junho, os produtores na Serra gaúcha terão menos chuvas e temperaturas mais baixas em relação às médias históricas, segundo a última edição do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha, elaborado por pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e da Embrapa Uva e Vinho.

A publicação reforça a importância de manter o parreiral sadio, com atenção ao controle de míldio e oídio, no caso de cultivares viníferas, e de mancha-das-folhas para cultivares americanas ou híbridas. Aguardar a queda natural das folhas da videira para iniciar a pré-poda ou a poda antecipada, com a proteção dos cortes para evitar a entrada de fungos causadores do declínio e morte descendente também são alguns dos manejos indicados na publicação. Outra orientação, é aproveitar o período para planejar e investir em sistemas de irrigação e estruturas de armazenamento de água, como reservatórios e açudes.

O documento apresenta ainda uma avaliação das condições meteorológicas ocorridas no trimestre janeiro-fevereiro-março de 2021, que foram determinantes da qualidade e do potencial enológico das uvas. A precipitação pluvial acima da média histórica em janeiro, e as condições meteorológicas próximas da média em fevereiro e março, restringiram a evolução da maturação nas cultivares intermediárias e tardias. Já as cultivares precoces, colhidas até a primeira quinzena de janeiro de 2021, de modo geral, atingiram maior qualidade enológica.

Sobre a publicação
Divulgado desde agosto de 2020, o Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha é uma parceria entre Embrapa Uva e Vinho e a SEAPDR.

A cada estação é lançada uma nova edição, abordando questões da agrometeorologia, especialmente sobre a influência das condições de tempo e clima no crescimento e desenvolvimento das videiras, bem como recomendações para a viticultura na Serra Gaúcha.

Além das quatro edições anuais previstas, diante da ocorrência de eventos extremos como geadas tardias que afetam as brotações, chuvas excessivas na época da floração ou na colheita ou a ocorrência de granizo, a equipe prevê edições especiais.

A edição de abril tem como autores Amanda Heemann Junges (DDPA-SEAPDR), Henrique Pessoa dos Santos, Giuliano Elias Pereira e Lucas da Ressurreição Garrido (Embrapa Uva e Vinho). O informativo fica disponível gratuitamente nas páginas das duas Instituições:

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile