Em Porto Alegre, ministro da Educação fala em reverter corte em orçamento de universidades

Milton Ribeiro veio a Porto Alegre para receber, da Assembleia Legislativa. a medalha do Mérito Farroupilha

Foto: Samantha Klein

Em agenda no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ministro da Educação falou sobre orçamento para o setor. Milton Ribeiro disse que vai buscar reverter o corte que vem afetando as universidades públicas, na ordem de R$ 1 bilhão. O enxugamento, imposto pela Lei Orçamentária Anual de 2021 e já afeta o funcionamento das 69 instituições de ensino superior mantidas pelo governo federal. “Certamente, vou buscar reverter, sim”, frisou ao ser questionado por jornalistas em frente ao Paço Municipal de Porto Alegre.

Ainda ao ser questionado sobre o tema e a destinação de recursos no ano anterior, Ribeiro disse que havia uma preocupação maior em destinar verbas ao programa de auxílio emergencial. No orçamento sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no final de abril, a Pasta da Educação sofreu com o bloqueio de R$ 2,7 bilhões.

Na Prefeitura, o prefeito Sebastião Melo e a secretária da Educação, Janaína Audino, receberam o ministro em visita de cortesia. O projeto para estabelecer uma primeira escola cívico-militar não chegou a ser apresentado, mas a proposta é iniciar o plano-piloto com a escola Leocádia Prestes, localizada na Cohab Cavalhada.

O ministro também recebeu a medalha do Mérito Farroupilha, uma iniciativa do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, parlamentar que é autor do projeto aprovado e sancionado de estabelecimento de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul.

Protesto

O ministro também se tornou alvo de um protesto promovido por estudantes, no começo da tarde, quando veio à Rádio Guaíba conceder entrevista ao programa Boa Tarde, Brasil. A Guarda Municipal interviu com tiros de borracha. Duas pessoas foram detidas em flagrante.