Em ofício, AL pede que governo do Estado dê início à vacinação de professores contra a Covid-19

Documento, endereçado ao governador Eduardo Leite, chegou na manhã desta quarta-feira

Foto: Joel Vargas/Agência ALRS

Em ofício endereçado ao governador Eduardo Leite, a Assembleia Legislativa solicita que o governo estadual dê início, de maneira imediata, ao processo de imunização contra o coronavírus dos professores e trabalhadores da educação. O documento, assinado pelo presidente do Legislativo gaúcho, deputado Gabriel Souza (MDB), chegou na manhã desta quarta-feira.

Entre os argumentos destacados no ofício para que seja iniciada a vacinação da categoria, considerada para os parlamentares relevante para o futuro das próximas gerações, está o impacto negativo que os estudantes tiveram com a interrupção do ensino presencial.

A reivindicação aponta ainda as decisões judiciais, em primeiro e segunda instâncias, que autorizaram a vacinação dos educadores, bem como retorno escalonado das aulas presenciais nas redes pública e privada.

Vacinação dos professores no RS

Algumas cidades gaúchas já incluíram os professores e trabalhadores da educação no processo de vacinação contra a Covid-19. Entre os municípios, Esteio, na região Metropolitana, e Campo Bom e São Leopoldo, no Vale do Sinos, já iniciaram a imunização da categoria.

Nesta quinta, ao menos mais três cidades devem dar início à imunização de funcionários de escolas: Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Parobé, no Vale do Paranhana, além de Canoas, na região Metropolitana.

“Sobras” das vacinas

O governo do Rio Grande do Sul ainda busca a melhor forma de dar início à vacinação da categoria sem que haja prejuízo à ordem determinada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). No momento, a alternativa que se mostra mais promissora é a utilização das “sobras” dos frascos, observadas nos principais pontos de imunização contra a Covid-19.

Porto Alegre

Nesta sexta-feira, o prefeito Sebastião Melo afirmou que vai defender a necessidade da vacinação contra o coronavírus para os professores e os trabalhadores da educação da rede pública em reunião de conciliação com a Justiça sobre a retomada das aulas presenciais no município.