Após decisão em Esteio, Melo defende vacinação de profissionais da rede pública contra Covid

Posicionamento deve ser apresentado durante audiência de conciliação marcada para sexta-feira

Foto: Mateus Raugust/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), vai defender a necessidade da vacinação contra o coronavírus para os professores e os trabalhadores da educação da rede pública. O chefe do Executivo vai apresentar esse posicionamento durante reunião de conciliação com a Justiça sobre a retomada das aulas presenciais no município, marcada para sexta-feira.

De acordo com Melo, a decisão judicial que manteve a vacinação dos professores em Esteio, na região Metropolitana, abre um caminho para uma mediação. No entendimento do prefeito, mesmo que haja um Plano Nacional de Imunizações (PNI), comissões intermunicipais em conjunto com o Estado podem fazer alguns ajustes.

“Nós temos vários processos envolvendo alguns sindicatos que entendem que a rede não deveria estar funcionando. Um dos argumentos é de que os professores não estão vacinados. Então nós estamos propondo à Dra. Dulce Oppitz, que coordena o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), para incluir o assunto na pauta da próxima sexta. Havendo acordo, Porto Alegre vai vacinar os professores e os trabalhadores da rede pública”, afirmou Melo. O prefeito também garantiu que a Capital vai seguir o que for definido na reunião de mediação.

Melo destacou, ainda, que a vacinação dos profissionais da rede infantil, que é privada, devem entrar em discussão em um segundo momento.

Desde a sexta-feira passada, trabalhadores filiados Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) fazem uma greve, por tempo indeterminado, o que levou a Prefeitura a requisitar professores da rede privada para assumir as salas de aula. Até o momento, foram autorizadas a voltar, em Porto Alegre, além da Educação Infantil, as turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.