Retomada da vacinação contra Covid-19 em farmácias registra movimento baixo em Porto Alegre

Imunização abrange pessoas com mais de 40 anos com comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde

Pouco movimento marcou a retomada da vacinação da primeira dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira, nas farmácias parceiras da Prefeitura de Porto Alegre. Ao todo, 21 lojas atenderam os públicos da campanha e estudantes de ensinos Superior e Técnico de cursos da área da saúde que tinham nomes incluídos nas listas da Diretoria de Vigilância em Saúde.

No Centro de Porto Alegre, as filas tinham poucas pessoas aguardando atendimento. O público autorizado a receber imunização é formado por pessoas com mais de 40 anos com comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde, profissionais de saúde e trabalhadores de apoio, gestantes e puérperas acima dos 18 anos e estudantes universitários e de cursos técnicos da área da saúde, que executem pelo menos 10 horas de estágio de campo em serviços de saúde.

Cada grupo precisa apresentar uma documentação específica. Profissionais de saúde e trabalhadores devem levar autodeclaração ou declaração de vínculo ao serviço de saúde. Já as pessoas com comorbidades devem apresentar atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamento de uso contínuo, de acordo com a lista de comorbidades organizada pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação, e que constem na Nota Técnica 02/21 do Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde.

A segunda dose não vai ser disponibilizada nas farmácias, mesmo para quem já recebeu a primeira nos mesmos locais.

Outros pontos de vacinação  

A Prefeitura também prosseguiu, nesta segunda-feira, com a vacinação contra a Covid-19 nas 34 unidades de saúde, na tenda do Bourbon Country e no drive-thru da PUCRS. Foram aplicadas as vacinas de Oxford-AstraZeneca/Fiocruz (chamada Covishield) e da vacina da Pfizer (Comirnaty).

Foram atendidas pessoas com comorbidades acima de 40 anos, grávidas, puérperas até 45 dias depois do parto – ambas acima dos 18 anos – pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos, pessoas com Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas vivendo com HIV/Aids. Também houve administração da segunda dose para pessoas imunizadas com a vacina AstraZeneca há mais de 12 semanas.