São Leopoldo amplia vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 48 anos com comorbidades

Público está recebendo vacinas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz

Foto: Thales Ferreira / Divulgação

A Secretaria da Saúde de São Leopoldo amplia nesta sexta-feira a faixa da vacinação de primeira dose contra a Covid-19 para pessoas a partir de 48 anos com comorbidades. Serão contemplados pessoas com as seguintes doenças pré-existentes: diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, hepatopatias, pneumopatias, imunossupressão, acidente vascular cerebral, obesidade mórbida e doenças reumáticas.

A comprovação ocorrerá através de atestado médico, laudo, exame ou receita médica de medicamentos controlados das respectivas doenças prévias. Serão disponibilizadas vacinas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz.

A imunização segue para nascidos até 1961 e para pessoas com deficiência permanente entre 48 e 59 anos. Elas podem comprovar fisicamente, por meio de laudos médicos ou mediante apresentação do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC). Também continuam contempladas pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos.

Nesta sexta a vacinação ocorre no Centro de Eventos (avenida São Borja) e Largo Rui Porto (avenida Dom João Becker) pelo sistema drive thru. Para quem for a pé a opção é a Antiga Unisinos, com entrada pela praça Tiradentes. O horário de funcionamento é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. No sábado, dia 8, serão mantidos os públicos em dois pontos: drive thru do largo Rui Porto e Anriga Unisinos.

Gestantes, Puérperas e pessoas em diálise

O museu do Trem (na rua Lindolfo Collor, 40) será o ponto específico para gestantes, puérperas e pessoas em diálise, tanto de carro como a pé. Para receber o imunizante é necessário comparecer a um dos locais portando documentos de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. O horário de funcionamento é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.