Fiocruz entrega mais 3,5 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira

Fundação atinge a marca de 30 milhões de doses entregues ao Programa Nacional de Imunização

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê a entrega nesta sexta-feira (7) de mais 3,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde. Por meio do Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), a fundação alcançará a marca de 30 milhões de vacinas Oxford/AstraZeneca já disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em 30 de abril, a Fiocruz antecipou a entrega de 900 mil doses e conseguiu disponibilizar 6,5 milhões de doses da vacina, superando a meta inicial de entregas para o mês de abril, que passou de 18,8 milhões para 19,7 milhões de doses. A produção diária já atinge 1 milhão de doses por dia.

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fiocruz a produzir o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford dentro do escopo do acordo de transferência de tecnologia com o laboratório, informou o órgão regulador em comunicado.

Segundo a agência, a partir desse aval, a Fiocruz poderá iniciar a produção de lotes pilotos em escala comercial da vacina Covid-19 com o insumo produzido no Brasil. Atualmente, a Fiocruz envasa a vacina da AstraZeneca a partir de insumos importados da China, e a produção nacional do IFA poderá levar ao primeiro imunizante no enfrentamento ao coronavírus totalmente produzido pelo Brasil.