A Viação Canoense (Vicasa) apresentou, nesta sexta-feira, em reunião com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e o Ministério Público, um plano de melhorias a ser colocado em prática por etapas até o início do mês de junho. Segundo a Metroplan, o conteúdo do documento vai ser analisado e uma nova audiência deve acontecer na próxima sexta. O objetivo é de que seja assinado um Termo de Ajustamento de Conduta entre as partes. Na última segunda-feira, a Metroplan notifiou a Vicasa para qualificar o serviço prestado e oferecer horários de interligação dos bairros ao Trensurb e nas ligações de Canoas a Porto Alegre.
Participaram do encontro de hoje, o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), Luiz Carlos Busato, o promotor de justiça Felipe Teixeira Neto e o Superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer. “Infelizmente, tanto o Governo do Estado quanto o Ministério Público recebem inúmeras reclamações dos usuários. Notificamos a empresa para que resolva. Essa é a última tentativa para resolver esse problema que se arrasta por anos. Diariamente a Metroplan aplica dezenas de notificações pela má qualidade do serviço prestado e omissões de horários”, declarou Busato.
No início da semana, o Governo do Estado solicitou apoio da empresa Central de Novo Hamburgo para também atender passageiros de Canoas no horário de pico nos turnos da manhã e tarde até que o imbróglio envolvendo a Vicasa seja resolvido.