Prefeitura vacina pessoas com comorbidades com 40 anos ou mais a partir desta sexta

Saiba detalhes

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / CP

A oferta de mais vacinas leva a prefeitura a ampliar para 40 anos ou mais a faixa etária de pessoas com comorbidades aptas a receber a primeira dose contra a Covid-19 já nesta sexta-feira, em Porto Alegre.

Além das pessoas com doenças crônicas, também podem receber a dose gestantes e puérperas com comorbidades ou não, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos, pessoas com Síndrome de Down, os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde e trabalhadores de apoio de serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não começaram a se imunizar.

Para atendimento aos públicos, há disponibilidade das vacinas de Oxford-AstraZeneca/Fiocruz (chamada Covishield) e da Pfizer (Comirnaty). As doses podem ser encontradas em unidades de saúde e em drive-thrus, dependendo do público-alvo (veja abaixo).

Pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas cadastradas no BPC, profissionais de saúde e trabalhadores de apoio devem apresentar documentos específicos para se vacinar.

Oferta da primeira dose por público e local

Unidades de Saúde – pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e trabalhadores de apoio, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos.

Drive-thrus – os drive-thrus, quando em operação, atenderão somente idosos, gestantes e puérperas.

Em relação à segunda dose, todos os locais poderão imunizar todos os públicos aptos a receber a vacina, considerando os intervalos necessários entre primeira e segunda doses, desde que haja disponibilidade de vacinas.

Todas as pessoas devem apresentar documento de identidade (ou outro oficial com foto e CPF) e comprovante de residência ou, no caso de familiar ou outra pessoa, declaração de domicílio em Porto Alegre.

A SMS solicita que as pessoas entreguem cópias dos comprovantes, que serão retidas pelo serviço vacinador.

Documentação específica

Profissionais de saúde e trabalhadores – Autodeclaração ou declaração do empregador
Pessoas com comorbidades – atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamento de uso contínuo, de acordo com a lista de comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação e que constam na Nota Orientativa da Secretaria Estadual de Saúde.

Serviço para esta sexta

9h às 17h – Drive-thru PUC – Avenida Ipiranga, 6681
8h às 17h – Unidades de saúde

Lista de USs com vacina AstraZeneca
Lista de USs com vacina Pzifer