Melo muda estratégia para 2ª dose de vacinas e pede desculpas à população

Prefeito se manifestou um dia após o registro de filas extensas em postos de saúde e no drive thru da PUC

Foto: Ricardo Giusti/CP

Após o registro de filas extensas em unidades básicas de saúde (UBS) e no drive-thru da PUC, nessa quarta-feira, o prefeito Sebastião Melo pediu desculpas à população e decidiu mudar a estratégia da campanha de vacinação da Covid-19, orientando que sejam reservadas as segundas doses, a partir de agora.

“É da grandeza humana quando se comete equívocos pedir desculpas. Peço desculpas a todos aqueles que estiveram ontem nas filas dos postos de saúde”, disse Melo em vídeo nas redes sociais, ao lado do secretário da Saúde, Mauro Sparta, e do coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando Ritter.

Segundo o mandatário, o Secretaria da Saúde vinha seguindo as orientações do Ministério da Saúde. “Lá atrás, o Ministério da Saúde nos recomendou a não guardar a segunda dose e que aplicássemos todas as doses que aqui chegassem”, ressaltou.

Com o objetivo de evitar cenas de aglomeração como as registradas ontem e garantir o esquema vacinal, metade das novas doses que chegarem ao município vai ser guardada. “Nós vamos guardar a segunda dose da vacina da Pfizer e da Coronavac para que não faltem doses”, finalizou.

Hoje, a imunização permanece suspensa em razão dos transtornos dessa quarta e dos baixos estoques do imunizante.