Lote com 63,6 mil doses de Coronavac chega ao RS neste sábado

Déficit, no início da semana, era de mais de 430 mil

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Um lote com 63,6 mil doses da vacina Coronavac chega ao Rio Grande do Sul na manhã deste sábado (08). A previsão é de que o avião pouse em Porto Alegre às 6h05min com os imunizantes.

A quantidade deve ser inteiramente destinada à aplicação da segunda dose, que já sofre atraso superior a uma semana para milhares de pessoas. Na capital, filas extensas marcaram a terça-feira, quando os postos de saúde e o drive thru da PUC, com 11 mil doses disponíveis, atraíram um público bem superior. De acordo com o balanço mais recente da Prefeitura, o número de pessoas com a segunda aplicação atrasada ainda fica próximo de 60 mil. O intervalo recomendado entre as doses é de 21 a 28 dias.

Já a Secretaria Estadual da Saúde estimou déficit de 434 mil doses da vacina fabricada pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A dificuldade em obter o insumo farmacêutico ativo (IFA) da Coronavac, que é produzido na China, compromete a entrega dos lotes dentro do cronograma previsto.

Nessa tarde, o prefeito Sebastião Melo pediu desculpas aos portoalegrenses e confirmou que, a partir de agora, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai reservar a segunda dose, tanto da Coronavac quanto da Pfizer, em número idêntico ao total de pessoas que tomarem a primeira.