Porto Alegre suspende, por tempo indeterminado, aplicação da segunda dose de CoronaVac

Prefeitura aguarda a chegada de mais vacinas para retomar a imunização

Quarta foi marcada por longas filas em busca da dose de reforço em Porto Alegre. Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Um dia após a retomada da aplicação da segunda dose de CoronaVac em Porto Alegre, a prefeitura voltou a suspender o reforço da imunização em razão da falta de doses. A busca pela vacina mobilizou milhares de moradores da Capital nesta terça-feira – fato que provocou o rápido esgotamento das 11 mil ampolas disponíveis.

As doses acabaram no início da tarde, e não foram suficientes sequer para atender todas as pessoas que tentaram, sob a chuva, completar o cronograma vacinal previsto pelas fabricantes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima que 55 mil pessoas sigam com o reforço em atraso – número que até ontem era de 66 mil.

Ainda conforme a pasta, a imunização com a fórmula fabricada pelo Instituto Butantan vai ser retomada assim que uma nova carga chegar à cidade. A previsão é de que o Ministério da Saúde entregue uma nova remessa aos estados nos próximos dias. Até lá, a orientação é que a população não vá às unidades de saúde em busca da segunda dose.

O problema se repete em todo o Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) estima que o atraso no cronograma de imunização já tenha atingido 433 mil gaúchos. Entretanto, segundo as autoridades, a defasagem no reforço não compromete a eficácia da imunização dessas pessoas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile