Porto Alegre: vacinas da Pfizer reservadas à segunda dose estão em ultrafreezer da Ufrgs

Capital vai aplicar dose de reforço cerca de 21 dias após a primeira

Foto: Flávio Dutra/PMPA

O Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebeu, nesta quarta-feira, cerca de 20 mil doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer/BioNTech. O contingente vai ficar armazenado em um ultrafreezer até a data de aplicação da segunda dose.

O secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, classificou como “imprescindível” a parceria da Ufrgs nesta fase do programa de imunização. “A Ufrgs e o Exército Brasileiro têm nos acompanhado desde o primeiro momento. Ainda vamos retirar quatro mil doses daqui, mas este lote ficará reservado para a aplicação da D2, dentro de 21 dias”, explica.

Segundo o Ministério da Saúde, o reforço da vacina Pfizer/BioNTech pode ser feito até três meses após a primeira aplicação. Na Capital, entretanto, deve ser seguido o intervalo mínimo estabelecido pelas fabricantes. “É importante mantermos essa reserva técnica porque não temos ainda uma regularidade no fornecimento dos próximos dias”, completou Sparta.

Os hiperfreezers da universidade foram adquiridos no ano passado – e, desde dezembro, estão à disposição da prefeitura da Capital para a conservação das vacinas contra a Covid-19. As doses da Pfizer/BioNTech devem ser armazenadas sob temperaturas de -70ºC a -90ºC, que não são atingidas por refrigeradores comuns.

Por isso, somente Porto Alegre teve acesso ao imunizante no Rio Grande do Sul, já que não há equipamentos do tipo nas demais cidades gaúchas. “A UFRGS, de uma maneira silenciosa e muito efetiva, e apesar de toda a situação da pandemia, segue contribuindo com toda a sociedade”, comemorou o reitor da instituição, Carlos André Bulhões.