Justiça decreta prisão preventiva de autor da chacina em creche de SC

Menino que sobreviveu ao ataque deixou UTI em hospital de Chapecó

Foto: Felipe Eduardo Zamboni / Rádio Centro Oeste / CP

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decretou na tarde desta quarta-feira a prisão preventiva do homem de 18 anos que matou duas professoras e três crianças em ataque à Escola Infantil e Berçário Pró-Infância Aquarela, na cidade de Saudades, situada no oeste do estado. A solicitação havia sido feita pelo Ministério Público catarinense.

O juiz também autorizou a quebra do sigilo de dados de computadores, videogame e pen drive apreendidos pela Polícia Civil na busca realizada na casa do acusado e acesso imediato ao conteúdo armazenado — também após manifestação da Promotoria —, considerada imprescindível para a continuidade das investigações.

O promotor Douglas Dellazari entendeu que a prisão preventiva é necessária para a garantia da ordem pública, a instrução criminal e a aplicação da lei penal.

Já a Polícia indiciou o autor do crime por cinco homicídios triplamente qualificados — com motivo torpe (ou fútil), meio cruel (múltiplos golpes com arma branca) e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas (contra crianças com menos de 2 anos de idade e professoras indefesas, em horário de trabalho), além de uma tentativa de homicídio.

A Polícia Civil ainda trabalha no inquérito instaurado para apurar a motivação do ataque e deve ouvir depoimentos de testemunhas nos próximos dias. Também são aguardados os laudos periciais do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC).

Menino ferido deixa UTI

O menino que sobreviveu ao ataque, de 1 ano e 8 meses, passou por cirurgia na região do pulmão mas deixou a UTI do Hospital Regional do Oeste, nesta quarta, sendo transferido para Hospital da Criança, em Chapecó, onde segue em recuperação.

O autor do ataque continua internado em uma UTI, em recuperação após passar por cirurgia. Ele vai ser ouvido pela polícia assim que tiver condições de falar.