Início da aplicação da vacina da Pfizer tem movimento tranquilo em Porto Alegre

Capital recebeu 32.760 doses do imunizante, que serão usadas para primeira e segunda dose, em quatro Unidades de Saúde

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Enquanto a procura pela segunda dose da Coronavac movimentou de forma intensa a manhã em Porto Alegre, a vacinação com a primeira injeção do imunizante da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 ocorreu de forma tranquila nos postos da Capital. Na fila desde às 4h na Unidade de Saúde Camaquã, na zona Sul, mesmo com os portões sendo abertos apenas às 18h, o empresário Alexandre Ulharuzo, 61 anos, afirmou que estava muito feliz por ter recebido o fármaco que usa a inovadora tecnologia de RNAm (RNA mensageiro). “Estou muito aliviado. O meu retorno está previsto para o dia 26 de maio. Tenho diabetes e sou hipertenso”, celebrou.

A vacina foi ministrada para pessoas com doenças crônicas e comorbidades com 56 anos ou mais, pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos, gestantes e puérperas com alguma comorbidade maiores de 18 anos, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada de 55 a 59 anos. Também foram estão incluídas na atual etapa pessoas com HIV entre 55 e 59 anos e idosos com 60 anos ou mais.

Portadora de uma comorbidade, a professora Cleci Oliveira afirmou que estava mais tranquila por ter feito a vacina. “Estou tendo muito cuidado e graças a Deus chegou o dia da vacinação”, ressaltou. O primeiro lote da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer chegou a Porto Alegre na terça-feira. As 32.760 unidades da Comirnaty foram destinadas a aplicações de primeiras e segundas doses. A vacina continuará a ser aplicada em quatro unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): São Carlos, Moab Caldas, Assis Brasil e Camaquã. O atendimento diário será feito das 8h às 17h.

Segundo a SMS, as características de utilização da vacina exigiram alterar a logística de armazenamento e os locais para aplicação. Os frascos vêm com conteúdo congelado. Após o descongelamento, o conteúdo precisa ser diluído para administração. Cada frasco reúne seis doses de vacinas, que devem ser aplicadas com seringas e agulhas próprias para esse tipo de imunizante. Após o descongelamento, o prazo de validade de cada frasco é de cinco dias incluindo o tempo necessário para diluição e aspiração.

Todas as pessoas devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa a cada comorbidade. As vacinas oferecidas para primeira dose são da AstraZeneca/Fiocruz e da Pfizer.