Encerramento antecipado da vacinação com CoronaVac gera revolta em Porto Alegre

Prefeitura suspendeu aplicação em razão da escassez de doses; processo vai ser retomado nesta quinta

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A escassez da CoronaVac em Porto Alegre levou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a antecipar o fim da aplicação da segunda dose do imunizante nesta terça-feira (5). Todo o contingente disponibilizado para o dia se esgotou antes das 14h – fato que deixou centenas de pessoas sem o reforço, mesmo após horas na fila.

Este é o caso de Fernanda Pazucci, que esperou por seis horas o atendimento dos pais, de 70 e 66 anos, no drive-thru instalado no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Segundo ela, ambos deviam ter tomado a segunda dose há cerca de 45 dias, e mais uma vez não conseguiram se vacinar.

“Chegamos às 8h, tivemos que ir até a entrada de Viamão, mas os motoristas começaram a furar a fila na altura da rua Cristiano Fischer. Eu desci do carro, uma mulher me atropelou. Tive que pedir ajuda dos que estavam atrás. Vim correndo, cheguei aqui, e disseram que não tem mais vacinas. É brabo, né?”, lamenta.

Drive-thru da PUCRS registrou filas quilómetricas nesta quarta-feira. Vídeo: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Nos últimos dias, a SMS reuniu todas as ampolas de CoronaVac remanescentes na cidade. Conforme a pasta, são cerca de 11 mil doses – número considerado insuficiente, já que o número de moradores com a aplicação atrasada já chega a cerca de 66 mil. O estoque foi dividido para manter a aplicação, mesmo que a passos lentos, até sexta-feira.

Para a prefeitura, a medida busca evitar as aglomerações nos pontos de vacinação. Nesta quinta, serão disponibilizadas doses nos mesmos locais: o drive-thru da PUCRS e as unidades de saúde Santa Marta, IAPI e Camaquã. A expectativa é de que um novo lote do Instituto Butantan chegue até o fim da semana.

Indignação

Nas três unidades de saúde que tinham doses de CoronaVac, milhares de idosos aguardaram, sob forte chuva, a vez de tomar a vacina. No bairro IAPI, na zona Norte de Porto Alegre, o encerramento das atividades causou indignação. Coube aos agentes da Brigada Militar a tarefa de orientar as pessoas sem ficha a voltar para casa.

No IAPI, gentes da Brigada Militar orientaram quem não tinham ficha a voltar para casa. Vídeo: Ricardo Giusti/Correio do Povo

A situação se repetiu no Centro Histórico. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegou a bloquear o trânsito da rua Caldas Júnior, tomada por pessoas esperando atendimento na Unidade de Saúde Santa Marta. Por lá, as fichas também se esgotaram no início da tarde.

A aplicação do reforço está sendo feita, prioritariamente, nas pessoas que receberam a primeira dose até o dia 8 de abril. Na quinta, os postos abrem as portas às 8h, e a expectativa é de que os trabalhos se estendam até as 17h. Para a imunização, é necessário apresentar a carteira com registro da primeira dose e o documento de identidade.