Dois criminosos morrem em confronto com policiais militares em Porto Alegre

Incidente ocorreu entre os bairros Cascata e Teresópolis, área conflagrada pelo tráfico de drogas nas últimas semanas

Houve a apreensão de armamento, munição, kit roni e coletes balísticos | Foto: BM / Divulgação / CP

Dois criminosos morreram ao confrontarem-se com policiais militares em Porto Alegre. O incidente ocorreu no final da noite dessa terça-feira na rua Professor Carvalho de Freitas, entre os bairros Cascata e Teresópolis. A ocorrência mobilizou o 1º BPM e depois teve apoio do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq), 19ºBPM e do 4ºRPMon.

Houve a apreensão de três pistolas calibres 9 milímetros com numerações suprimidas, sendo que duas com seletor de rajada e uma de fabricação mexicana, mas quatro carregadores dos quais um estendido. Um kit roni que transforma uma pistola em submetralhadora, com bandoleira, além de cerca de 68 munições, um telefone celular e dois coletes balísticos, foram também recolhidos.

Na manhã desta quarta-feira, os policiais militares do 1º BPM retornaram ao local do confronto e localizou mais uma pistola calibre 9 milímetros e 27 munições intactas e sete cartuchos deflagrados de calibre de fuzil 556,abandonadas pelos bandidos no telhado de uma residência.

O efetivo do 1º BPM havia sido acionado em torno das 23h10min para atender uma denúncia sobre a presença de indivíduos armados e disparos de arma de fogo na área. No local indicado, os policiais militares foram recebidos a tiros e revidaram, sendo baleados dois dos suspeitos. Eles foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro, mas não resistiram aos graves ferimentos.

Nas buscas envolvendo os efetivos dos quatro batalhões, os demais indivíduos envolvidos no confronto não foram mais localizados. Um reforço do policiamento ostensivo do 1º BPM na área, com barreiras e abordagem de suspeitos e veículos, terá a partir de agora o apoio da tropa do 1º BPChq.

No final de semana passado, a Força Tática do 1º BPM ocupou e permaneceu na região do bairro Cascata, em Porto Alegre, após confronto ocorrido na última sexta-feira entre traficantes e policiais militares. A troca de tiros aconteceu na rua Francisco Martins. Um dos bandidos foi atingido e morreu no Hospital de Pronto Socorro. Um cúmplice foi preso.

Na ocasião, uma pistola calibre 380 com 19 munições, um revólver calibre 38 com 16 munições, a quantia de R$ 1.393,00 em dinheiro e nota de um dólar norte-americano, além de 41 pedras de crack, 16 pinos de cocaína, quatro porções de maconha e dois telefones celulares, foram apreendidos.

Em março, três homicídios foram registrados no bairro Cascata, envolvendo a disputa pelo controle do narcotráfico entre grupos rivais. A conflagração da área fez com que a Brigada Militar desse uma atenção maior para a região.