Com 4,8 mil vacinas, Porto Alegre registra grandes filas em quatros locais com Coronavac

Capital tem mais de 66 mil pessoas que estouraram o prazo de 28 dias para a segunda dose

A previsão, contudo, depende da entrega de ampolas pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde | Foto: Ricardo Giusti / CP

Quatro locais em Porto Alegre registraram na manhã desta quarta-feira um grande movimento em busca da segunda dose da Coronavac contra a Covid-19. As unidades de Santa Marta, no Centro, IAPI, Camaquã, e o drive-thru da PUCRS tiveram filas de pessoas e carros para o encerramento do ciclo de imunização contra a doença. No entanto, a quantidade de imunizantes disponíveis é de 4.890 para esta operação, segundo informações da prefeitura. Além disso, os estoques, mesmo com a recente chegada de remessas, ainda são limitados.

A retomada da aplicação da segunda dose da Coronavac mobilizou pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio vacinados no dia 8 de abril ou antes. Segundo dados da Vigilância em Saúde da Capital, mais de 66 mil pessoas estouraram o prazo de 28 dias para a segunda dose.

O coordenador do setor, Fernando Ritter, afirmou que a intenção é imunizar este público que está em atraso nos próximos 15 dias. A previsão, porém, ainda é incerta porque depende do envio de vacinas do Instituto Butantan ao Ministério da Saúde, para depois serem repassadas aos estados.

Até a manhã desta quarta-feira, de acordo com o Vacinômetro, 396.023 pessoas registradas na Capital receberam a primeira dose, entre Coronavac e AstraZeneca, das quais 203.708 completaram a imunização. Assim, 192.315 precisam da injeção final, considerando os dois fármacos.

Retomada da vacinação

A retomada da imunização para quem já completou os 28 dias da Coronavac é realizada em quatro locais. No drive-thru do estacionamento da PUCRS, o atendimento será até as 17h, sem atendimento para a primeira aplicação. O imunizante estará disponível também nas unidades de saúde IAPI, Santa Marta e Camaquã, a partir das 8h, mas com mesmo horário de encerramento.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá disponibilizar essa estrutura de vacinação até sexta-feira. No momento da imunização é necessário apresentar carteira com registro da primeira dose e documento de identidade com CPF.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile