Porto Alegre inicia imunização com a vacina da Pfizer nesta quarta-feira

Metade fica reservada para a segunda dose, em ultrafrezers da Ufrgs

Foto: Pfizer-BioNTech / Divulgação

O primeiro lote da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer chegou a Porto Alegre na manhã desta terça-feira. As 32.760 unidades da Comirnaty serão destinadas a aplicações de primeiras e segundas doses. Serão 16.380 imunizantes para as primeiras aplicações e a outra metade reservada para o reforço. Elas serão transferidas, em ambiente refrigerado a -25ºC, para os ultrafrezers da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na manhã de quarta-feira.

A vacina da Pfizer, como é conhecida, vai ser aplicada em quatro unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir da tarde desta quarta: US São Carlos, US Moab Caldas, US Assis Brasil e US Camaquã. O atendimento diário ocorre das 8h às 17h.

O imunobiológico vai ser usado para a primeira dose dos grupos em andamento na campanha de vacinação, que são gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos, portadores de HIV entre 55 e 59 anos, público em geral com 60 anos ou mais e pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos.

Segundo a SMS, as características de utilização da vacina exigiram alterar a logística de armazenamento e os locais para aplicação. Os frascos vêm com conteúdo congelado. Após o descongelamento, o conteúdo precisa ser diluído para administração. Cada frasco reúne seis doses de vacinas, que devem ser aplicadas com seringas e agulhas próprias para esse tipo de imunizante. Após o descongelamento, o prazo de validade de cada frasco é de 120 horas (cinco dias) incluindo o tempo necessário para diluição e aspiração.

Onde se vacinar
US Assis Brasil – avenida Assis Brasil, 6616
US São Carlos – avenida Bento Gonçalves, 6670
US Moab Caldas – avenida Moab Caldas, 400
US Camaquã – Prof. Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile