Exército entrega medicamentos do kit intubação em 109 cidades do RS

Remédios serão transportados a 154 casas de saúde

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

O 3° Grupamento Logístico do Exército, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira a distribuição de 26,3 mil ampolas do medicamento Etomidato 2mg/ml. Os lotes vão ser entregues a 154 hospitais de 109 cidades do Rio Grande do Sul. As instituições de saúde receberão, entre hoje e quinta-feira, as dosagens do medicamento, que integra o kit intubação, fornecido pelo Ministério da Saúde.

Durante a manhã, a operação começou com a entrega de remédios em hospitais de Porto Alegre, da região Metropolitana e de algumas cidades do Interior. Os lotes dos medicamentos saíram do 3° Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita. A quantidade de medicamentos, segundo a SES, é suficiente para dois meses de consumo. O item é parte do rol de remédios usado para intubação orotraqueal (IOT) e manutenção da sedação e analgesia em pacientes com Covid e que dependem de ventilação mecânica.

Serão contemplados 154 estabelecimentos de saúde, 85 deles hospitais com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 43 hospitais sem UTI e 26 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs/PAs). A definição da lista dos contemplados coube à SES em conjunto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). O tenente Rodrigo Agliardi, do 3º Grupamento Logístico do Exército, disse que os militares vão percorrer mais de 10 mil quilômetros, em três dias, em um total de 25 rotas pelo Rio Grande do Sul.

Bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos fazem parte do kit intubação. De acordo com a SES, a responsabilidade pela compra desses medicamentos é de cada instituição de saúde, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica estadual. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, governo do Estado e Ministério da Saúde se articularam para, excepcionalmente, comprar e distribuir as doses a hospitais com estoques críticos e que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, foram entregues aos hospitais gaúchos cerca de 500 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado desde o início da pandemia.