Com mudança de formato, Campanha do Agasalho é lançada em Porto Alegre

Município repaginou a já tradicional campanha anual para possibilitar, também, a doação de alimentos nos pontos de coleta

Foto: Mateus Raugust / PMPA

Um evento presencial, realizado na tarde desta terça em um shopping da cidade, lançou oficialmente a Campanha do Agasalho de 2021 em Porto Alegre. Ainda em meio à pandemia do coronavírus, o Gabinete da Primeira Dama, Valéria Leopoldino, repaginou a já tradicional campanha anual para possibilitar, também, a doação de alimentos nos pontos de coleta.

Com esse fim, o Municípo vai desenvolver em paralelo o projeto “POA que doa”. O principal foco é “atender quem mais precisa de ajuda”. 

“Juntos podemos ajudar a todos, seja doando agasalhos ou alimentos. Vamos criar em Porto Alegre uma grande rede de solidariedade e abraçar quem mais precisa”, disse a primeira-dama.

Ao se autodenominar “primeira voluntária”, Valéria também agradeceu os porto-alegrenses pela solidariedade demonstrada em doações de alimentos nos drive-thrus de vacinação contra a Covid.

O prefeito Sebastião Melo também participou do ato e garantiu que “conhecendo o porto-alegrense,” a campanha vai ser “um sucesso”.

Melo aproveitou para fazer uma referência ao secretário de saúde do Município, Mauro Sparta, também presente no evento. O prefeito parabenizou a Pasta pela eficiência na imunização, lembrando que Porto Alegre ainda se mantém como a capital que mais vacina no país. “Na semana que vem, Porto Alegre chega a marca de meio milhão de vacinados”, celebrou. 

Em uma manifestação breve, o prefeito defendeu o atendimento presencial de crianças e adolescentes nas escolas e avaliou que um dos piores prejuízos da Covid-19 é o “distanciamento dos alunos das salas de aula”.

“As escolas não podem fechar porque lugar de criança é na escola e ao lado da família. As escolas da vilas populares aqui da capital não podem fechar porque é lá que a criança encontra o ambiente adequado para garantir o seu pleno desenvolvimento”, declarou Além das perdas em aprendizado, Melo lembrou que é no ambiente escolar que muitas crianças conseguem manter a alimentação em dia. 

Sebastião Melo finalizou a fala dizendo que “se colocar no lugar do outro é o ato mais digno que alguém pode ter”. Após a fala do prefeito, os presentes ao evento fizeram uma doação simbólica de agasalhos, dando início oficial à campanha.