Cerca de 1/4 dos alunos adere à retomada presencial em escolas municipais de Porto Alegre

Levantamento da Secretaria Municipal de Educação aponta que 7.136 crianças voltaram a frequentar as instituições nessa segunda-feira

Foto: Alex Rocha/PMPA

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) apontou que cerca de um quarto dos alunos da Educação Infantil e dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental voltou a frequentar as aulas presenciais na rede municipal de ensino em Porto Alegre. Conforme a Smed, 7.136 crianças compareceram às instituições nessa segunda-feira. O número supera a frequência de 2.718 alunos registrada nos dias 29 e 30 de abril, data em que as escolas foram autorizadas a receber de volta, presencialmente, os estudantes desta faixa etária.

Para a titular da pasta, Janaina Audino, os números são positivos, o que reforça a confiança dos pais no ambiente escolar.

“Temos convicção de que esse retorno pode ser feito de forma segura e sustentável, com o devido distanciamento, mas garantindo a retomada do vínculo presencial, tão importante nos anos iniciais e na fase de alfabetização”, analisa a secretária.

Ainda de acordo com a secretaria de educação, o comparecimento das crianças às aulas presenciais é facultativo para as famílias, que podem optar, se quiserem, pelo ensino remoto. Ao todo, há 32 mil estudantes matriculados no Ensino Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na rede municipal.

Além disso, o balanço feito pela pasta indica que 69% das 307 escolas, entre a rede própria e as comunitárias, retomaram as atividades pedagógicas na forma presencial, até a tarde dessa segunda.