Bruno Covas sai da UTI, mas permanece em observação

Segundo o infectologista David Uip, nas próximas horas prefeito de SP vai para quarto de atenção semi-intensiva, sem previsão de alta

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Sírio-Libanês, nesta terça-feira, e deve ir nas próximas horas para um quarto de atenção semi-intensiva. Ele segue sem previsão de alta, mas teve uma “noite bem dormida”, segundo o infectologista David Uip, um dos médicos que acompanha o prefeito, em entrevista coletiva realizada no início da tarde.

O oncologista Artur Katz, que também acompanha Covas, disse que a hemorragia descoberta no prefeito na segunda-feira, que o levou à UTI, tratou-se de um evento pontual, já superado. “O objetivo agora é colocar o prefeito em suas condições ideias de saúde para que a gente possa futuramente avaliar uma decisão do ponto de vista oncológico”, afirmou.

O encaminhamento para a unidade semi-intensiva é uma medida de praxe para pacientes crônicos que tiveram de passar pela UTI, segundo a equipe médica. O quarto semi-intensivo mantém equipamento de monitoramento constante dos pacientes.

Covas trata um câncer metastático no sistema digestivo que já atingiu os ossos. O sangramento interrompeu o procedimento combinado de sessões de quimioterapia e imunoterapia, marcado para o começo desta semana.

Na segunda-feira, devido a um quadro de anemia, Covas, passou por uma endoscopia. No procedimento, ele teve de ser sedado e intubado. No exame, os médicos detectaram uma hemorragia, já estancada. Por precaução, após o procedimento, ele passou a ser atendido na UTI, para recuperação. Lá, recebeu bolsas de sangue como parte do tratamento.

O oncologista Tulio Pfiffer, que também integra a equipe do Sírio Lilbanês, destacou que a interrupção temporária do tratamento não deve “ter consequências de médio e longo prazo”.

Os médicos, entretanto, afirmaram que “é cedo” para afirmar se essa intercorrência pode fazer com que o prefeito demore mais de 30 dias para retornar à Prefeitura. Covas se licenciou do cargo no último domingo, inicialmente com previsão de ficar um mês fora.

O vice-prefeito, Ricardo Nunes, já assumiu o cargo de forma interina.