AO VIVO: ex-ministro Luiz Henrique Mandetta depõe à CPI da Covid-19; acompanhe

Responsável pela Saúde até abril de 2020, médico acusa Bolsonaro de omissão

Foto: Isac Nóbrega/PR

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, depõe neste momento à CPI da Covid-19, no Senado (assista à transmissão abaixo). O médico, que liderou a pasta até abril do ano passado, acusou de omissão o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante entrevista publicada em um livro, lançado no ano passado. A obra, batizada de “Um Paciente Chamado Brasil”, é assinada pelo jornalista Walter Nunes.

Na oportunidade, Mandetta relatou que Bolsonaro negava a gravidade da pandemia, não parecia se importar com os dados que o Ministério da Saúde informava e era um obstáculo a medidas de proteção e isolamento social defendidas pela pauta. Ainda conforme o ex-ministro, o presidente defendeu o medicamento de ineficácia comprovada, a cloroquina, como a saída para a pandemia.

Mais tarde, às 14h, será a vez do ex-ministro Nelson Teich ser questionado pela CPI da Covid-19. Na sessão, ele deve explicar porque ficou menos de um mês na pasta, dando lugar a Eduardo Pazuello, que será ouvido pelos senadores amanhã. Teich não teria suportado ser obrigado a mudar o protocolo do Ministério em favor do uso da cloroquina, mesmo em pacientes com sintomas leves.

Assista ao vivo