Diego Souza faz dois gols e Grêmio vence Caxias por 2 a 1 no Centenário

Tricolor consegue o triunfo na força do centroavante e larga em vantagem na semifinal do Gauchão

Atacante tem onze gols em dez jogos na temporada | Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação / CP

Num bom jogo de futebol, o Grêmio venceu o Caxias por 2 a 1, na noite deste domingo, e largou em vantagem nas semifinais do Gauchão 2021. A decisão da vaga será definida no próximo domingo, às 16h, na Arena, com os donos da casa podendo até empatar, após o bom resultado no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Antes, o Tricolor recebe o Aragua, da Venezuela, na quinta-feira, às 19h15min, pela Copa Sul-Americana.

Com duas equipes taticamente concentradas, a partida foi de intensa movimentação e alternativas, ainda que sem grandes chances claras de gol. Aos 22, Diego Souza abriu o placar na primeira etapa e viu Marlon, em novo lance de falha aérea, aos 46, empatar para o Caxias.

Na volta do intervalo, o Tricolor baixou o ritmo, mas as mudanças promovidas pelo técnico Tiago Nunes – que segue 100% – devolveram a intensidade ao time gremista. Aos 38, com auxílio do VAR, o juiz marcou pênalti em Ferreira, cobrado com perfeição por Diego Souza, que chega aos 11 gols em 10 jogos nesta temporada, e definiu a partida.

Primeiro tempo disputado

Grêmio e Caxias fizeram uma primeira etapa de qualidade, com as duas equipes procurando o ataque e alternando momentos de domínio. Até os 30 minutos, a partida foi gremista, com o time de Tiago Nunes tendo mais a posse de bola e criando as melhores chances, sem sofrer perigo.

Aos 14, o jovem atacante Ferreira desperdiçou a primeira oportunidade. Geromel aproveitou e avançou até próximo da área para cruzar. Na sobra, Ferreira bateu mal e desperdiçou. Aos 17, o artilheiro Diego Souza perdeu boa chance, em finalização por cima da meta.

Se na primeira errou, o artilheiro do time na temporada não perdeu na segunda chance. Depois de boa troca de passes, a bola chegou até Thiago Santos, que buscou Léo Pereira. A zaga do Caxias cortou mal e ela ficou com Diego Souza. Em chute forte, o atacante abriu o marcador aos 22.

Depois do gol, o Tricolor relaxou um pouco na marcação e passou a deixar o Caxias ter mais força ofensiva. Aos 38, a equipe grená chegou até a empatar em golaço de Tontini, de fora da área. No entanto, o VAR – novidade nesta semifinal – anulou o gol por toque de mão do ataque na jogada. Na segunda chance criada, aos 46, o Caxias não perdeu. Novamente na bola parada, a zaga tricolor falhou e Marlon apareceu para igualar o marcador e levar o 1 a 1 para o intervalo.

Mudanças melhoram Grêmio e Diego decide

Na volta para a segunda etapa, o Caxias retornou mais ligado e intenso. Logo aos 10 minutos, Brenno precisou salvar o Grêmio da virada. Jhon Cley cruzou e Thiago Sales testou firme e o arqueiro gremista fez bela defesa.

Até os 20 minutos, ainda que com mais ímpeto grená, nem os donos da casa e nem os visitantes criaram oportunidades perigosas. A postura gremista obrigou Tiago Nunes a colocar Maicon e Luiz Fernando nas vagas de Matheus Henrique e Léo Pereira.

Já aos 23 minutos, a mudança surtiu efeito. Em bela tabela, Maicon trocou passes com Jean Pyerre e Diego Souza, invadiu a área e obrigou Pitol a fazer grande defesa. Com a bola no pé, o Tricolor controlava a partida e tinha dificuldades para entrar na defesa caxiense.

Aos 38 minutos, Ferreira foi derrubado na área em choque com Matheusinho. Com auxílio do VAR, o juiz confirmou a penalidade, que Diego Souza cobrou com perfeição para colocar o Grêmio novamente em vantagem. Com o placar ao seu lado, o Tricolor seguiu dominando e administrando o resultado até o final, mas levou um susto. Aos 52 minutos, o goleiro Brenno precisou aparecer novamente para salvar o empate em chute desviado de Bruno Ré.

Campeonato Gaúcho – Jogo de ida da semifinal 

Caxias 1

Marcelo Pitol; John Lennon, Guilherme Mattis, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Marlon (Matheusinho), Felipe Tontini (Carlos Alberto), Giovane Gomez, John Cley (Milla) e Gustavo Ramos. Técnico: Rafael Lacerda

Grêmio 2

Brenno; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Matheus Henrique (Maicon), Léo Pereira (Luiz Fernando), Ferreira e Jean Pyerre; Diego Souza (Diego Churín). Técnico: Tiago Nunes

Gols: Diego Souza (22min/1T° / 38min/2T°) Marlon (46min/1T°)
Cartões amarelos: Geromel, Thiago Santos e Rafinha (Grêmio) Marcelo Pitol, Giovane Goméz e Marlon (Caxias)
Arbitragem: Vinicius Gomes do Amaral
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data e hora: 2/05, às 19h

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile