Unisc desenvolve pesquisa com recuperados da Covid-19 em Santa Cruz do Sul

Para identificar as características de cada paciente será feita uma entrevista e também uma coleta de sangue

A meta inicial é contar com a participação de 50 voluntários - Foto: Foto: Júnior Garcez / Arquivo Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lançou dois projetos de pesquisa com o objetivo de identificar as características genéticas dos indivíduos e tentar entender por que ocorre a diferença no desenvolvimento da Covid-19 entre as pessoas. A meta inicial é contar com a colaboração de 50 voluntários, número que pode ser expandido para 100. Para participar é necessário ter sido diagnosticado com a doença por meio do teste RT-PCR, ser maior de 18 anos e morador de Santa Cruz do Sul. O trabalho não irá considerar se o participante foi internado ou não e se teve sintomas leves ou graves.

Para identificar as características de cada paciente será feita uma entrevista e também uma coleta de sangue. A professora Lia Possuelo informou que existem muitos estudos já realizados com o vírus propriamente dito, entendendo a questão das variantes e das mutações. “O nosso objetivo é olhar para o paciente, para a genética do indivíduo”, explicou. A análise mais aprofundada pretende identificar se existe alguma alteração específica que possa diferenciar ou caracterizar as pessoas que desenvolvem sintomas e complicações mais graves.

A pesquisa deverá revelar informações sobre as características diferenciais dos indivíduos. “Daqui a pouco poderemos olhar e trabalhar de uma forma diferente, ou pode ser desenvolvida uma nova forma de testagem”, disse a professora da Unisc. Entre as possíveis descobertas que o estudo pode proporcionar está também o motivo de algumas pessoas da mesma família contraírem a doença enquanto outras não, mesmo havendo o contato entre elas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 98639-4776, que também funciona como WhatsApp, para realizar o agendamento.