Diretor gaúcho Zeca Brito ganha prêmio em Chicago

Cineasta ganhou elogios pelo filme 'Legalidade'

Cineasta Zeca Brito na época das filmagens de 'Legalidade' | Foto: Joba Migliorin / Divulgação / CP

O cineasta bajeense Zeca Brito recebeu o prêmio maior da 11ª edição da “Mostra: Brazilian Film Series” em Chicago, Estados Unidos (EUA). O troféu contempla o diretor por sua carreira e o filme “Legalidade”, exibido on-line durante o evento. O evento é considerado o maior festival de cinema brasileiro do centro-oeste dos EUA. O longa-metragem, que narra a campanha de Brizola em defesa da democracia após a renúncia de Jânio Quadros em 1961, está disponível em diversas plataformas de streaming do Brasil, entre elas iTunes, Google Play e Telecine Play.

A diretora e fundadora do festival Ariani Friedl destacou as razões da premiação: “A curadoria valoriza diretores com consciência social e uma carreira distinta e este é o caso do Zeca”. Segundo ela, a mostra é um evento educacional que apresenta temas como cultura, arte e política. “O filme é maravilhoso e aqui foi muito bem recebido. Muitos aqui tomaram conhecimento desta parte da História brasileira através do filme”, conclui. Com realização da Partners of the Americas, o festival tem entre seus apoiadores a University of Chicago e a Loyola University.

O filme tem a atuação de Leonardo Machado (1976 – 2018) como Leonel Brizola. Também integram o elenco Cleo, Letícia Sabatella, Sapiran Brito e José Henrique Ligabue.

Sucesso de público no Brasil, “Legalidade” teve sua première mundial no Chicago Latino Film Festival em 2019. Foi exibido no 47º Festival de Gramado, em sessão fora de competição, em 2019. E recebeu diversos prêmios, em eventos como 42º Festival Guarnicê de Cinema e 14º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões, incluindo melhor direção em ambos. “Legalidade” tem produção da Prana Filmes, com distribuição da Boulevard Filmes.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile