RS recebe mais 436,5 mil vacinas contra Covid-19 neste fim de semana

Doses da AstraZeneca e da Coronavac vão imunizar idosos e pessoas com comorbidades

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a envio de mais 436,5 mil vacinas contra a Covid-19 ao Rio Grande do Sul neste fim de semana – ainda não havia data e horário confirmados para a chegada. Neste lote, que corresponde à 16ª remessa, serão 413.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 22.800 da Coronavac.

Segundo a SES, as vacinas da AstraZeneca devem ser destinadas a avançar na imunização de pessoas com comorbidades, enquanto a remessa da Coronavac deve ser utilizada para completar o esquema vacinal de quem já havia tomado a primeira dose.

Nesta sexta-feira, a secretária Arita Bergmann confirmou ao Esfera Pública da Rádio Guaíba que a distribuição de parte das doses ainda vai ajudar a proteger o grupo dos idosos e, a partir disso, o grupo com comorbidades. Sobre a demora na chegada de novas doses para a segunda aplicação, Arita defendeu que não deve comprometer a eficácia do esquema vacinal. “É improvável que o aumento de intervalo entre uma dose e outra vá prejudicar a eficácia da vacina. De fato, não há estudos que comprovem que aumentado o prazo se perca a imunidade da dose aplicada. Mas vamos ter esperança”, disse.

Depois de desembarcadas no Aeroporto Salgado Filho, as vacinas serão encaminhadas às Coordenadorias Regionais de Saúde. Até terça-feira, Porto Alegre ainda recebe outras 30 mil doses da Pfizer, que, por questões de logística e armazenamento, serão destinadas apenas à Capital. Nessa quinta-feira, o governo estadual recebeu um carregamento com 353.750 doses da AstraZeneca e 7,2 mil doses da Coronavac.

De acordo com dados da tarde desta sexta-feira, o RS já recebeu 4.208.600 de doses de vacina anticovid, das quais 3.843.082 foram distribuídas e 3.185.578 (83% do total) aplicadas até o momento. O painel da SES indica que 2.250.646 pessoas já receberam a primeira dose, enquanto 934.932 tomaram as duas injeções necessárias para completar o esquema imunizante contra a Covid-19.